Notícias

30/06/2016

Deficiência de vitamina D pode causar problemas físicos e cognitivos


A vitamina D é uma molécula sintetizada no corpo humano a partir de reação química com a exposição da pele à radiação ultravioleta B (UVB). Ela pode também ser encontrada em alimentos como peixes gordurosos, óleos e suplementos alimentares. Durante épocas de frio ou tempo nublado, as pessoas costumam sair menos de casa e usarem roupas grossas e compridas, o que resulta em uma baixa exposição da pele a luz solar e pode provocar deficiência de vitamina D.


Responsável pelo controle do metabolismo do cálcio, a vitamina D protege o fluxo sanguíneo e limpa o organismo de toxinas. Quando falta vitamina D, o corpo supre a necessidade retirando dos ossos. Por isso é importante ter acompanhamento médico para evitar a deficiência da substância no corpo.

“A verificação da quantidade de vitamina D no corpo é bastante simples, feita a partir de exame de sangue, que irá mostrar se existe uma deficiência mais severa ou leve. A reposição é muito fácil, com suplementos em forma de cápsulas ou gotas de vitamina D, usados em geral uma vez por semana ou diariamente, sempre de acordo com orientação médica”, disse a endocrinologista Daniele Zaninelli.
Normalmente as pessoas com deficiência em vitamina D irão apresentar sintomas apenas na idade adulta ou na terceira idade (a partir dos 65 anos). A deficiência da substância amplia as chances de fratura óssea, fraqueza muscular, câncer de cólon, problemas cognitivos como falha de memória e processamento de informação, além de contribuir no surgimento de sintomas de depressão.
 
Garantir a quantidade diária recomendada de vitamina D ajuda a prevenir problemas futuros, bem como melhora a capacidade física, diminui a propensão para diabetes autoimunes, contribui para o desenvolvimento de uma gravidez segura e protege o coração ao provocar o relaxamento dos vasos sanguíneos e contribuir na regulação da pressão arterial.

Saúde

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Podcasts das Rádios AM e FM