07/12/2018

Ação integrada mantém Curitiba sem infestação pelo Aedes aegypti

No segundo ano em que a Prefeitura investe nas ações do Programa Curitiba Sem Mosquito, a cidade segue com o índice de 0% de infestação por dengue. Esse foi o resultado obtido no segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

No último levantamento, realizado em novembro, foram vistoriados 22,6 mil imóveis na cidade, entre residências, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e equipamentos públicos. Foram quatro ações do gênero neste ano e em todas o índice de infestação foi de 0%.

O LIRAa é uma ferramenta recomendada pelo Ministério da Saúde e apresenta a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município. Com os resultados, a Prefeitura consegue direcionar ações de combate ao mosquito.

É muito  importante a colaboração da população para receber os agentes de combate a endemias, que fazem as visitas aos imóveis. Neste último levantamento, 1.976 pessoas não autorizaram a entrada.

O LIRAa é uma das ações do Programa Municipal de Controle do Aedes - Curitiba Sem Mosquito. Entre eles, estão as vistorias de casa em casa, a coleta de entulhos do programa Curitiba Sem Mosquito e ações pedagógicas de conscientização de combate ao Aedes.
Neste ano, as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente fizeram ações conjuntas de coleta nas residências. Foram retiradas  mais de mil toneladas (1.010.488 kg) de entulho e lixo nas regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão, Tatuquara e Matriz.

No ano passado, o Curitiba Sem Mosquito coletou 1.030.873 kg de resíduos, em 13 etapas da ação, o que contribuiu para que a cidade siga com índice zero de infestação do mosquito.
Fonte: Agência de Notícias de Curitiba