Notícias

20/12/2018

Simepar prevê verão quente com chuvas fortes e muitos raios

O verão no Paraná começa às 20h23 desta sexta-feira (21) e termina às 18h58 de 20 de março de 2019. Nos primeiros dias, o tempo fica abafado com chuvas regulares devido à umidade do ar em todas as regiões.

A previsão do Simepar indica temperaturas altas de sexta a domingo, com pancadas de chuva e muitos raios, principalmente à tarde e à noite. Para sexta, a temperatura mínima prevista é de 16 graus em General Carneiro. A máxima chega a 35 graus no Litoral e em Umuarama.

Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, uma frente fria sobre o Oceano Atlântico próxima ao Litoral deixa a atmosfera instável no Paraná e provoca temporais localizados do sábado para o domingo. Por esse motivo, o Natal deve ser chuvoso em quase todo o Estado. As previsões do tempo para até 15 dias em cada município estão disponíveis na página www.simepar.br.

O regime de chuva tende a seguir o padrão climatológico para a estação em todas as regiões do Estado. São esperadas chuvas fortes com muitos raios e rajadas de vento, que podem causar enxurradas, inundações e outros impactos.

As previsões de modelos climáticos com prognósticos mensais e sazonais indicam a ocorrência do fenômeno El Niño com fraca intensidade neste verão. Caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico tropical, o El Niño altera os padrões dos ventos em escala global e afeta regimes de temperatura e chuva.

De janeiro a março de 2019, as temperaturas tendem a ficar entre a normalidade e um pouco acima do padrão em todas as regiões. No entanto, as temperaturas tornam-se amenas quando frentes estacionárias no Oceano Atlântico próximas ao Litoral formam nuvens e desencadeiam chuvas entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná


Verão

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Podcasts das Rádios AM e FM