Notícias

19/12/2018

Divulgados os vencedores do 38º Troféu Gralha Azul

A cerimônia de premiação do Troféu Gralha Azul 2017/2018 aconteceu nesta terça-feira (18), no auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha, em Curitiba. A peça "Criânsia", da companhia Processo Multiartes, foi escolhida como melhor espetáculo do ano. Já "Cataratas" foi o destaque na categoria espetáculo para crianças. Ambas as peças também receberam o prêmio de melhor direção adulto e infantil, respectivamente.

O evento está na 38ª edição e neste ano tem 18 categorias, que incluem direção, cenário, figurino, sonoplastia e ópera. O Gralha Azul, principal premiação do teatro no Estado, é uma parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná (SATED).

Os vencedores receberam um troféu, cuja imagem foi criada por Ivens Fontoura, em 1975, e R$ 3 mil. As duas categorias principais, espetáculo adulto e espetáculo para crianças, recebem R$ 6 mil cada. Nesta edição, fizeram parte da comissão julgadora Cesar Almeida, Rômulo Zanotto e Sônia Morena.

PRÊMIO - O Troféu Gralha Azul foi criado em 1974 para celebrar o talento dos artistas, a capacidade dos técnicos e a qualidade dos produtores teatrais do Paraná. Essa premiação foi criação de Edson D'Ávila, Delcy D'Ávila, Yara Sarmento e Waldir Manfredini. A primeira edição aconteceu em 1975 e o espetáculo vencedor foi "Paraná Terra de Todas as Gentes" (autores Adherbal Fortes e Paulo Vítola, direção Maurício Távora). Essa montagem inaugurou o auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), em 12 de dezembro de 1974.


Prêmio

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Podcasts das Rádios AM e FM