• Facebook
  • Twiiter
  • Instagram
  • Youtube
Imagem de uma parede, com fundo rosa. Centralizado, texto "História em Minuto".

História em minuto


A história daquele lugar, daquela praça ou daquela etnia, a É-Paraná conta para você no Minuto História.

PRODUÇÃO
Vivi Carpes

EDIÇÃO
Guilherme Chalegre

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
Literatura

Literatura


A cada episódio da série, um escritor é entrevistado. O programa é dividido em dois momentos. No primeiro, o personagem/escritor conta um pouco sobre a obra em lançamento ou sobre a principal publicação de sua carreira. Aqui, o autor lê um trecho do livro que julgue mais instigante e revelador. Em seguida, comenta a obra e o por quê da escolha. Fechamos o episódio com um serviço que inclui título, editora, ano de publicação e onde o livro pode ser encontrado. O segundo momento é com o mesmo escritor. Agora, ele escolhe outro livro para comentar. A ideia é mostrar quem o inspirou, quais livros e autores são sua referência. Novamente, o entrevistado lê um trecho do livro que mais tenha gostado. Após a leitura, ele comenta de forma rápida o por quê da escolha. Neste formato, também é feita a indicação do livro, com título, ano de publicação e onde encontrá-lo.

PRODUÇÃO
João Marcelo Vieira

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
Imagem de uma pessoa que toca violino. Centralizado, texto "Instrumentos de Orquestra".

Instrumentos da orquestra


Por que a orquestra de cordas fica na frente do palco? Por que existe o primeiro e segundo violino? No Instrumento da Orquestra, você tem a resposta para estas e outras perguntas. Conheça a função, o som e as curiosidades de cada instrumento musical.


Imagem de prédios e de um céu cinzento. Centralizado, texto "É Fotografia".

É fotografia


O sentimento e a técnica de quem está por trás da fotografia. Mergulhe no olhar de cada fotógrafo e entenda um pouco as motivações de cada “clique”.


PRODUÇÃO
Zand Galliano Jr.

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
Ilustração da atriz Marilyn Monroe. Centralizado, texto "É Arte".

É arte


A arte apresentada por quem mais entende dela, o autor da obra. Contemple a arte e o artista.


PRODUÇÃO
Zand Galliano Jr.

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
Ilustração de uma araucária. Centralizado, texto "Formas da Beleza".

Formas da beleza


A série Formas da Beleza consiste em levar ao grande público um pouco da história da arte mundial através de minidocumentários que abordam manifestações visuais como pintura, escultura, arquitetura e design.

PRODUÇÃO
Adilson Fabris

EDIÇÃO
Guilherme Chalegre

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
Imagem de artes em formato de cone. Centralizado, texto "Minuto Mon".

Minuto mon


Em uma rápida visita ao Museu Oscar Niemeyer, uma obra é escolhida e detalhada. Aqui, você conhece o autor, seu trabalho, sua técnica e o significado da obra. Este é o Minuto MON, sempre nos intervalos da É-Paraná.


AUTOR
Otávio Guimarães
Imagem de um sorriso. Centralizado, texto "É Pra Gente".

É pra gente


O É-Pra Gente foi pensado para você. Tudo o que pode fazer a diferença na sua vida, como serviços, trabalhos sociais e muito mais.
Desenhos de animais aquáticos. Centralizado, texto "Desenhos".

Desenhos


A É-Paraná transmite os desenhos que conquistam a garotada. Apresentados pela TV Brasil e pela TV Cultura, Pepa, Cocoricó, Vila Sésamo, Backyardigans e outras turminhas animam o dia a dia da garotada na É-Paraná.


Contexto


A cada episódio da série, um escritor é entrevistado. O programa é dividido em dois momentos. No primeiro, o personagem/escritor conta um pouco sobre a obra em lançamento ou sobre a principal publicação de sua carreira. Aqui, o autor lê um trecho do livro que julgue mais instigante e revelador. Em seguida, comenta a obra e o por quê da escolha. Fechamos o episódio com um serviço que inclui título, editora, ano de publicação e onde o livro pode ser encontrado.

O segundo momento é com o mesmo escritor. Agora, ele escolhe outro livro para comentar. A ideia é mostrar quem o inspirou, quais livros e autores são sua referência. Novamente, o entrevistado lê um trecho do livro que mais tenha gostado. Após a leitura, ele comenta de forma rápida o por quê da escolha. Neste formato, também é feita a indicação do livro, com título, ano de publicação e onde encontrá-lo.

PRODUÇÃO
João Marcelo Vieira

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
mexa-se

Mexa-se


Com exibição todos os sábados, às 12h30, com reprise às quartas, às 18h30, o programa Mexa-se aborda atividades físicas. A cada novo episódio, a apresentadora Giselle Suardi mostra que manter a saúde com a prática de exercícios físicos funcionais é simples e está ao alcance de todos, mesmo fora de uma academia. Em ambientes públicos ou em locais alternativos, a cada programa uma modalidade é explorada - caminhadas, alongamentos, yoga em parques, slackline, meditação, skate, bicicleta e outros -, ilustrada com a história de um praticante, que dá dicas de como começar, o que é preciso para realizá-la, os cuidados que devem ser tomados e como não há dificuldades em praticá-la. No quadro "Torne-se fit", são ensinados exercícios físicos que podem ser feitos em casa. A intenção é mostrar que sair do sedentarismo pode ser fácil, prático e divertido.

APRESENTAÇÃO
Giselle Suardi

IMAGENS
Duda Santos e Uiliam Fragallo

EDIÇÃO
Duda Santos e Uiliam Fragallo

FOTOGRAFIA
Aurelio Stanki

PRODUÇÃO
Giselle Suardi e Duda Santos

DIRETOR
Marcos Steffens
Logo do interprograma "Sal a Gosto".

Sal a Gosto


Interprograma de receitas culinárias práticas e possíveis de serem feitas em qualquer cozinha

Este programa tem como objetivo principal passar pequenas receitas e dicas que possam incrementar a culinária do dia a dia. O foco está no melhor aproveitamento dos alimentos e na utilização de ingredientes saudáveis e funcionais. A intenção é sair da culinária básica e, assim, enriquecer o repertório do telespectador com receitas fáceis, rápidas e saudáveis. Entre os temas que poderão ser abordados no programa estão saudável/vegetariano, delícias de domingo, comidas caseiras feitas com um novo tempero, doces sem utilizar açúcar branco e reaproveitamento.
O programa é apresentado sempre por um chefe de cozinha diferente. Cada um com uma especialidade, e cada chefe é responsável pelo conteúdo de 4 episódios.

PRODUÇÃO
Aline de Souza

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens

Minuto Museu


Programa que faz um passeio pelos museus e centros culturais. A cada episódio, novos espaços de arte, obras e artistas são mostrados. O passeio pelo local vai explorar as obras de acervo, as exposições, contar histórias e instigar o telespectador a visitá-los.
Com narrativa em off, coloquial, jovem e objetiva, o interprograma mostra as curiosidades sobre determinada obra/coleção, o artista, inspirações e onde está exposta.

PRODUÇÃO
Viviane Carpes

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens

Cidades do Paraná


Interprograma que faz uma viagem pelos municípios paranaenses.

O programa traz curiosidades que são contadas por registros históricos e, também, pela comunidade local.

A ideia principal é levar o telespectador para locais que, provavelmente, ele não conheceria de outra maneira.

Como abordagem principal, será usada a Etimologia do nome da cidade, mas serão mostradas também curiosidades sobre a cidade, sua história, personagens que compõem o cenário local, o que, consequentemente, proporcionará aos moradores da região visitada o sentimento de pertencimento ao estado do Paraná.

PRODUÇÃO
Viviane Carpes

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
É-Fotografia

É Fotografia 2015


Programa que explora o universo fotográfico em suas mais variadas formas e práticas. Este interprograma apresenta, apenas com fotografias, os relatos e experiências de fotógrafos. Cada entrevistado explica alguns de seus trabalhos de forma técnica, sentimental, temporal e curiosa. A ideia é entender as diferentes possibilidades da prática fotográfica, seja artística, publicitária, fotojornalística ou amadora, e fazer com que esta diferença seja perceptível para o telespectador. Durante o programa, cinco fotografias específicas são mostradas pelo profissional entrevistado. Em cada uma delas, ele relata o momento do “clique”, como foi, ano, situação emocional, motivo da fotografia, se rendeu algum prêmio, reconhecimento, se foi difícil fazer o registro e outras observações. Junto com o fotógrafo, o público vai entender todo o contexto social, emocional e técnico que existe para que um registro seja feito.

PRODUÇÃO
Zand Galliano Jr.

DIREÇÃO
Zand Galliano Jr.

IMAGENS
David Moreira
Raphael Nóbrega
Willian Jhonny
Vanderlei Emerenciano
Cristiano Oliveira

EDIÇÃO
Guilherme Chalegre
Zand Galliano Jr.

FINALIZAÇÃO
Fábio Bueno

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens

Mundo Brasil


Interprograma sobre a influência cultural de outras etnias no Brasil.

Aqui, será mostrado quem são as comunidades étnicas que colonizaram o Brasil e suas colaborações para a formação cultural atual. O programa apresenta questões relacionadas à cultura, à memória e às tradições destes povos. De modo geral, é feito um recorte sobre o processo de colonização e sobre o movimento migratório. Aborda as semelhanças que as duas culturas têm, o processo de adaptação ao novo país e como estes descendentes, grupos e pequenas colônias vivem hoje.

PRODUÇÃO
Aline Souza

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
ID

ID


Neste interprograma com dois minutos de duração, o telespectador fica imerso no universo de um artista. A cada episódio, um entrevistado diferente conta suas experiências, vivências e paixões. A ideia é que o artista, ao discorrer sobre sua vida pessoal e profissional, incentivar o público a buscar conhecer mais sua história, trabalho e arte. Neste programa, o artista convidado transporta o telespectador para o seu universo, mostra como as coisas são feitas, por que são feitas daquela forma, suas motivações, com se vê e o que espera do futuro.
PRODUÇÃO
Eduardo Azevedo

DIREÇÃO
Eduardo Azevedo

IMAGENS E EDIÇÃO
Eduardo Azevedo

FINALIZAÇÃO
Fábio Bueno

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens

Ilustres Anônimos


Série de minidocumentários que mostra os diversos personagens que compõem a cidade.
O interprograma vai levar o telespectador ao encontro de personalidades comuns, pertencentes a diversas áreas, como motoristas de táxi, garis, poetas, religiosos, punks, artistas de rua, aposentados, funcionários públicos e empresários.
O conceito é mostrar que mesmo as profissões mais comuns podem ter emoções, desafios e conquistas.

PRODUÇÃO
Guilherme Chalegre

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens

Ser Sustentável


Programa que mostra as ações sustentáveis de pessoas que moram na cidade.
Estes minidocs mostram para o telespectador as realizações ecológicas que acontecem em Curitiba.
Cada episódio traz um novo tema, porém todos são desprendidos do conceito de sustentabilidade.
O objetivo principal do programa é incentivar práticas sustentáveis no dia a dia da população.
Projetos como arquitetos da bioconstrução, jardineiros urbanos, grupos e organizações que trabalham em redes, empresa de entrega com bicicletas e iniciativas independentes são alguns dos conteúdos contemplados
A cada episódio, uma nova ação ou tema será abordada. O personagem é quem nos conta como tudo começou, como é realizado e o por que da iniciativa.

PRODUÇÃO
Rafaela Rodrigues

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens

Expressão Cidade


Série de mini documentários que explora a arte produzida na cidade.
Além de atrair e entreter o telespectador, o interprograma divulga artistas independentes que realizam seus trabalhos em Curitiba.
O programa procura conhecer e mostrar diferentes artes e percorre alguns campos artísticos que muitas vezes são esquecidos, como grafitti, tatuagem, shape designer, ilustradores de rua/independentes, muralistas e outros.
Em um formato descontraído e livre, além de conversar com o artista sobre seu trabalho, sempre acompanhará algum tipo de produção e, no encerramento de cada episódio, a arte final é mostrada para o público.

PRODUÇÃO
Rafaela Rodrigues

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
Céu da Boca

Céu da Boca


Interprograma de gastronomia funcional. A objetivo é mostrar que saúde e bem-estar também existem no ato de cozinhar, seja no café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar. Com dois minutos de duração, cada episódio traz receitas práticas, rápidas e saudáveis com alimentos do dia a dia. Sempre com uma apresentadora à frente do programa, a ideia é mostrar para as pessoas que, com algumas mudanças de rotina, a alimentação pode ser saudável, prática, divertida e saborosa.

PRODUÇÃO
Rafaela Rodrigues

REALIZAÇÃO
Salted Caramel Filmes

DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Steffens
é show

É-Show


No programa É-Show, você curte apresentações de músicos nacionais e regionais. São shows produzidos e gravados pela É-Paraná, além de exibição de shows que marcaram a carreira de grandes artistas. O programa É-Show vai ao ar todo domingo, às 18h, com reprise às terças-feiras, às 22h.
Logo É Especial

É-Especial


O É-Especial apresenta uma programação única, com balés, óperas, shows e grandes espetáculos, com uma hora e meia de duração, todos produzidos e gravados pela É-Paraná. No primeiro bloco, o público acompanha os bastidores, ensaios e curiosidades da preparação de uma grande produção e, logo na sequência, assiste a uma hora de espetáculo sem intervalos. É sempre aos sábados, 22h, na É-Paraná.
PASSEIO CULTURAL - INTERPROGRAMA

Passeio Cultural


Cada episódio é um passeio por um local cultural da cidade, mostrando os diversos espaços que Curitiba possui para o público infantil e incentivando nossas crianças a se envolverem com cultura e despertando o interesse delas pela cidade em que vivem.


DIREÇÃO E PRODUÇÃO
Janaina F. Lichoveski

CINEGRAFISTAS
Guilherme Chalegre
Raphael Nóbrega

ASSISTENTE
Rafael Camargo

EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO
Guilherme Chalegre
  • Transparencia
  • Podcasts das Rádios AM e FM
  • Paraná em Foco